Topo

Número de pessoas com excesso de peso e obesos aumenta nos EUA

Nicholas Bakalar<br>The New York Times

13/08/2009 19h23

Uma pesquisa nacional sobre índices de obesidade traz poucas notícias boas. Hoje, mais de dois terços dos americanos estão acima do peso ou obesos, e a porcentagem está aumentando.

O relatório se baseia em dados de 2005 a 2009, coletados pelas secretarias de saúde com a ajuda do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

O estudo define como "acima do peso" um índice de massa corpórea de 25 a 30, e "obesidade" como um IMC acima de 30.

Os autores reconhecem a existência de discussões em torno do IMC. Por exemplo, o índice não faz distinção entre gordura e músculo, e algumas pessoas musculosas podem ter um IMC alto sem possuir gorduras que não são saudáveis.

Fatores raciais e étnicos também podem afetar a medida, e o número pode subestimar riscos de saúde em não-europeus.

Mesmo assim, em comparação com o ano de 2008, os índices de obesidade aumentaram em quase metade dos estados, e não diminuíram em nenhum. Em quatro estados - Alabama, Mississipi, Tennessee e West Virginia - mais de 30% dos adultos são obesos. Oito dos dez estados com maiores índices de obesidade estão no sul, e o Colorado é o único estado com índices abaixo de 20%. Sete dos dez estados com maiores índices de pobreza também estão entre os dez estados com maior índice de obesidade.

A tendência aumenta de forma acentuada. Em 1991, nenhum estado possuía índices de obesidade acima de 20%. Em 1981, a média nacional era de 15%.

O estudo, publicado pela Fundação Robert Wood Johnson e pelo Trust for America's Health, descobriu que, em 30 Estados, 30% ou mais das crianças entre 10 e 17 anos de idade estavam acima do peso ou eram obesas.

Tradução: Gabriela d'Avila