Topo

Por que algumas pessoas conseguem comer pimenta sem sofrer?

Comer pimenta pode ser um tremendo sofrimento - Getty Images
Comer pimenta pode ser um tremendo sofrimento Imagem: Getty Images

De Nossa, em São Paulo

16/11/2022 04h00

Um homem entrou para o Guinness Book por ingerir dez pimentas do tipo Carolina Reaper, considerada a mais forte existente, em 33 segundos e 15 milésimos. Gregory Foster já havia sido premiado por comer três unidades da mesma espécie em 8 segundos e 72 milésimos. Agora, ele ganhou o título de "tempo mais rápido para comer 10 pimentas Carolina Reaper".

"A coisa boa sobre a [pimenta Carolina] Reaper é que o calor intenso não começa até cerca de 30 segundos", diz o recordista. "É quando eu me levanto e começo a tomar água, leite, tudo."

"Foi bem doloroso. Não vou mentir", completou.

Quem já comeu uma pimenta forte sabe: a boca pega fogo, os olhos ficam cheios d'água e o nariz escorre.

Como algumas pessoas conseguem comer bastante pimenta sem sofrer? Será que elas não possuem receptores sensoriais na boca?

A resposta não é por aí, disse Harry T. Lawless, professor de ciência alimentar da Universidade Cornell (EUA) e especialista na avaliação gustativa, olfativa e sensorial dos alimentos.

"As pessoas que comem muita pimenta tendem a desenvolver uma tolerância que causa a dessensibilização", explicou. "Não existe nada prejudicial na molécula da capsaicina, o ingrediente ativo das pimentas picantes."

Uma teoria é que um neurotransmissor fica tão esgotado que as pessoas respondem de forma menos vigorosa à capsaicina, à medida que se expõem a ela, disse o professor. "Esse componente químico é um tipo de droga inofensiva. Como todas as drogas, desenvolvemos uma tolerância a ela,"

A molécula de capsaicina tem propriedades estimulantes e anestésicas, disse Lawless.

Em 1952, a The Dublin Medical Press a recomendou como cura temporária para dor de dente. Farmacologistas, especialmente na Hungria, têm estudado essa propriedade anestésica em moléculas relacionadas.

"O antídoto para a queimação na boca e a água nos olhos é comer mais", ressaltou o especialista, "ou imediatamente, ou mais tarde".

A dessensibilização crônica parece ser uma questão de mudança alimentar de longo prazo, disse ele, mas também existe o efeito anestésico de curto prazo.

Se você simplesmente não consegue comer outra pimenta, o antídoto preferido de Lawless é "frozen yogurt".

"As mães indianas", disse ele, "são conhecidas por darem ghee (tipo de manteiga líquida) às crianças que comem curry demais".

Pimenta mais picante do mundo

Em um ranking divulgado em 2021, a empresa norte-americana Pepper Head apontou quais são as cinco espécies mais fortes de pimenta.

Para classificar as espécies, a empresa utiliza como critério a Unidade de Calor Scoville (SHU), capaz de medir o nível de ardor que cada pimenta consegue provocar ao ser ingerida e obtida a partir de testes bioquímicos com os alimentos.

A primeira colocada apresenta um índice de 2.200.000 SHU, enquanto a segunda colocada, a Trinidad Moruga Scorpion, tem um ardor de 2.009.231 SHU. Veja, a seguir, o TOP 5 completo:

  1. "Carolina Reaper" -- 2.200.000 SHU
  2. "Trinidad Moruga Scorpion" -- 2.009.231 SHU
  3. "7 Pot Douglah" -- 1.853.936 SHU
  4. "7 Pot Primo" -- 1.469.000 SHU
  5. "Trinidad Scorpion "Butch T" -- 1.463.700 SHU

(Com NYT)