Topo

Maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 desconhece diferença entre diet e light

Do UOL Ciência e Saúde*<br>Em São Paulo

20/08/2009 18h52

Pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo), revela que a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 desconhece a diferença entre produtos diet e light, apesar de os consumirem com frequência.

De acordo com o estudo, da nutricionista Paula Barbosa, essa população não têm o hábito de leitura do rótulo dos produtos e, ainda, não se preocupa com a quantidade utilizada e nem sabe da importância do rodízio do uso de adoçantes, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse rodízio é importante para que não haja acúmulo de uma determinada substância no organismo como, por exemplo, açúcar, gordura e sódio.

Arquivo Folha Imagem
A pesquisa mostrou também que os pacientes não se preocupam com a quantidade de adoçante que consomem
SAIBA O LIMITE MÁXIMO DIÁRIO RECOMENDADO PARA OS ADOÇANTES
MITO OU VERDADE: EDULCORANTES ARTIFICIAIS CAUSAM CÂNCER?
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
A diferença entre os dois tipos de alimentos é que diet são aqueles que não possuem algum nutriente encontrado no produto convencional, que pode ser, por exemplo, açúcar, sódio ou gordura. Já light, é aquele que apresenta uma redução de, no mínimo, 25% do valor energético total ou de algum nutriente presente no produto convencional.

O consumo excessivo desses produtos pode ter repercussão no controle glicêmico e trazer prejuízos para a saúde, além de gastos desnecessários. "Existe um limite diário recomendado pela OMS para cada edulcorante, que consiste na estimativa de uma quantidade de um aditivo alimentar em um alimento ou bebida, expressa em miligrama por quilograma de peso corpóreo, ou seja, esse limite varia de pessoa para pessoa", explica a nutricionista.

A pesquisadora entrevistou 120 pacientes, 60 do sexo masculino e 60 do sexo feminino, com média de idade de 63,1 anos, e com diagnóstico de diabetes há 9,8 anos, em média.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIAD) revelam que este setor cresceu nos últimos anos e que, atualmente, 35% dos lares brasileiros consomem algum tipo de produto diet ou light. Estima-se que o número de pessoas com diabetes no mundo passará de 135 milhões em 1995 para 300 milhões em 2025.

*Com informações da Agência USP de Notícias