Topo

Alimentação pode aliviar dores nas articulações

Anahad O'Connor<br>The New York Times

28/08/2009 21h18

A AFIRMAÇÃO

Alguns alimentos podem aliviar as dores da artrite.

OS FATOS

Pacientes com artrite geralmente são incentivados a ficar longe de vários tipos de alimentos. Porém, poucas dessas restrições são apoiadas em qualquer evidência.

Numa das maiores análises de dietas e vários tipos de artrite, pesquisadores observaram dados de mais de 800 pacientes de 15 estudos diferentes. Eles examinaram várias dietas populares entre pacientes de artrite e descobriram que aquela com maior efeito foi a do tipo mediterrânea, com ênfase em alimentos como frutas, vegetais, grãos, peixe e azeite de oliva, limitando o consumo de carne vermelha. Em doze semanas, pessoas que adotaram a dieta relataram cerca de 15% menos dor, mas nenhuma melhora na função física ou na rigidez matinal. Uma dieta vegetariana que permite o consumo de ovos e laticínios produziu efeito similar.

Em outros estudos, pacientes que receberam cápsulas diárias de óleo de peixe, para tomar com medicamentos anti-reumatismo, observaram benefícios maiores para articulações inchadas e frágeis, em comparação a pacientes que tomaram placebo. Aparentemente, isso ocorreu devido às propriedades anti-inflamatórias do óleo.

Ao mesmo tempo, é uma crença antiga que vegetais como batata e tomate contribuam para a dor da artrite. Alguns pesquisadores especularam que um grupo de componentes presentes nesses vegetais, chamados de alcalóides, possa piorar a inflamação em pessoas sensíveis. No entanto, até o momento nenhum estudo sólido foi capaz de demonstrá-lo. Especialistas afirmam que uma dieta na qual alimentos suspeitos são gradualmente eliminados ajuda os pacientes a identificar qualquer comida mais problemática.

A CONCLUSÃO

Existem algumas evidências de que certas dietas possam ajudar a aliviar sintomas de artrite.

Tradução: Gabriela d'Avila


The New York Times","publicationDate":"20090828211800"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2009/08/28/alimentacao-pode-aliviar-dores-nas-articulacoes.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="tilt/tilt">