Topo

Blogueiros do UOL debatem o Dia Nacional de Combate o Fumo

Flávio Moreira<br>Do UOL Interação

29/08/2009 13h51

Neste sábado (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo ganha novos ares. Isso porque a nova lei antifumo que, no estado de São Paulo, proíbe fumar em lugares fechados de uso coletivo, vem causando diversos tipos de reação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 88% dos paulistas aprovam a medida.

Alguns blogueiros do UOL, empolgados com a lei, não deixaram por menos e debateram o assunto. Confira:

Dr. Alexadre Faisal

"Uma porcentagem significativa da população mundial e brasileira ainda fuma. Uma em cada 5 pessoas é fumante, sendo que algumas tem enormes dificuldades em parar de fumar. Até que elas recebam um diagnóstico de câncer, doença pulmonar, acidente vascular cerebral, diabetes e doença cardíaca".

André Forastieri

"Se houver consenso de que o cigarro deve ser proibido, que se proíba sua fabricação e comercialização. Dá pra começar tirando os subsídios dos plantadores de tabaco e aumentando vinte vezes o preço do maço.Mas não. É mais fácil fazer de conta que estamos fazendo algo de verdade".

Michelle Giannella

"Sempre achei um absurdo ir a um barzinho ou restaurante e ter um cara por perto fumando, porque aquelas áreas destinadas a fumantes não serviam pra nada, o cheiro vinha do mesmo jeito. Eu tenho o maior orgulho de dizer que nunca coloquei um cigarro na boca. Sei que muita gente quer parar de fumar e não consegue. Não desistam, afinal viver sem vício é viver plenamente".

Neto

"Fumei por mais de 20 anos, inclusive quando jogava, e sei como ninguém os malefícios que o cigarro faz para o organismo de uma pessoa. E dei uma de 'Serra'. Incentivei todos do meu convívio a parar de fumar. Pra me ajudar, é claro!".

Syang

"Simples e direta, acho que essa lei demorou pra sair, nem dá pra acreditar que num país como o Brasil, onde nenhuma lei nos beneficie é aprovada, isso tenha acontecido! Sou muito a favor, acho que o cigarro incomoda quem não fuma, faz muito mal pra saúde de quem não fuma principalmente. Quem fuma sabe que esta se matando e arca com as consequências, mas nós não fumantes merecemos respirar o ar um pouco mais puro".

Thunderbird

"A tal lei antifumo não ajuda em nada, neste caso. Muito pelo contrário, me sinto mais compelido a fumar. A proibição parece exercer um fascínio especial. Acho que a lei tem seu lado bom. Alguns lugares que frequento eram insuportáveis, devido a fumaceira. Mas prevejo uma solução mais inteligente e conciliadora pra questão. Um lugar especial para consumo do tabaco é possível".

*Com informações da Folha Online.