Topo

União Europeia vai parar de produzir lâmpadas incandescentes

Do UOL Ciência e Saúde*<br>Em São Paulo

31/08/2009 20h43

A União Europeia vai começar uma transição no uso de lâmpadas elétricas comuns para outras mais econômicas, anunciou a Comissão Europeia. A partir dessa terça-feira (1º), as lâmpadas incandescentes de 100 watts ou mais não serão mais produzidas ou importadas para o bloco.

As lâmpadas tradicionais serão substituídas por fluorescentes de longa vida ou lâmpadas de halogênio. No entanto, os consumidores poderão comprar lâmpadas comuns até que os estoques das lojas acabem.

Arquivo AFP
Um dos vilões do meio ambiente, a lâmpada incandescente não será mais produzida na União Europeia
LEIA MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
O plano é semelhantes a iniciativas de países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Filipina,s que já anunciaram o fim da produção ou restrições na venda de lâmpadas incandescentes, que são pouco ecológicas.

A decisão segue um acordo entre os 27 Estados-membros assinado no ano passado. A ideia é ajudar os países europeus a diminuir as emissões de gases-estufa, combater o aquecimento global e reduzir contas de luz.

Segundo a cúpula da União Europeia, a medida deve economizar de 25% a 75% de energia nas residências e injetar cerca de € 10 bilhões na economia europeia por ano.

*Com informações da Associated Press