Topo

Envenenamento de crianças por chumbo pode ser causado por assentos de carros

Roni Caryn Rabin<br>The New York Times

02/09/2009 14h20

O envenenamento por chumbo em crianças geralmente está associado a pinturas descascando em casas antigas ou canos de chumbo velhos. Porém, o carro da família, além do assento das crianças, também pode estar contaminado, especialmente se os pais trabalham em locais que os expõem ao chumbo.

Quando se descobriu no ano passado que seis bebês e crianças no estado do Maine, nos Estados Unidos, tinham níveis perigosamente altos de chumbo no sangue, agentes de saúde pública verificaram as casas das crianças. Eles não encontraram indícios de chumbo, exceto em algumas áreas externas e decks, onde as famílias deixavam sapatos e roupas sujas.

Depois, verificaram os carros das famílias.

"Consideramos níveis de 40 microgramas por metro quadrado um nível perigoso para o chão, que é uma área de contato para as crianças", disse Tina Bernier, especialista ambiental do Programa de Prevenção ao Envenenamento por Chumbo em Crianças do Maine. "Alguns dos números encontrados nos assentos dos carros estavam na casa dos 400, e subiam para mil em outras áreas do carro".

Os pais de várias crianças trabalhavam na remoção da tinta de prédios antigos que estavam sendo recuperados. Três deles eram empregados da mesma empreiteira, que não oferecia aos trabalhadores chuveiros ou locais para trocar de roupa antes de voltar para casa, como era exigido, disseram investigadores. Outro pai era um reciclador autônomo de metais.

O relatório, publicado na semana passada no "The Morbidity and Mortality Weekly Report", do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, é o primeiro caso conhecido de exposição ao chumbo através de assentos de carro, apesar de o chumbo já ter sido encontrado antes em veículos.

Tradução: Gabriela d'Avila