Topo

Na África, plantações de banana sofrem com doenças

Donald G. McNeil Jr.<br>The New York Times

08/09/2009 12h33

Duas doenças estão atacando plantações de bananas por toda a África central, colocando em risco cerca de 30 milhões de pessoas em regiões que se baseiam nesse tipo de cultivo

Numa reunião realizada na Tanzânia no final de agosto para discutir a crise, especialistas em agricultura alertaram para a urgência de os agricultores usarem pesticidas ou mudarem suas culturas para variedades resistentes, segundo relatórios da reunião, fornecidos pela BBC News e Reuters.

O Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional, principal rede de centros de pesquisas agrícolas do mundo, recomendou "a escavação completa de plantações de bananas e o tratamento com pesticidas, ou a incineração das plantas".

Tais medidas dificilmente podem ser bancadas por agricultores pobres e podem devastar ecossistemas. As bananas brotam de "plantas-mães", e matá-las pode arruinar uma plantação. É caro lançar spray sobre as grandes bananeiras, e elas mantêm o solo fixo no lugar.

Uma das doenças é causada por um vírus que prejudica e mata plantas. Espalhada por pulgões ou plantas parasitas, pode ser impossível erradicá-la de uma plantação, uma vez já estabelecida. A doença já foi encontrada em Angola, na República Democrática do Congo, Etiópia, Gabão, Quênia, Malaui, Ruanda, Tanzânia e Uganda.

A outra, um enfraquecimento por bactéria, faz com que a fruta se destrua prematuramente, podendo varrer até 90% de uma plantação. Ela sobrevive no solo e em restos de plantas e se espalha por insetos e enxadas contaminados.

A doença bacteriana foi encontrada no leste do Congo, Etiópia, oeste do Quênia, Ruanda, norte da Tanzânia e Uganda.

Na região central de Uganda, muitos agricultores abandonaram o cultivo de bananas e mudaram para a mandioca e milho, que são menos nutritivos.

Tradução: Gabriela d'Avila