Topo

Mito ou fato: como acalmar um bebê com cólica

Anahad O'Connor<br>The New York Times<br>

10/09/2009 17h28

O mito
Camomila pode acalmar um bebê com cólica.

Os fatos
A cólica - e os consequentes gritos incontroláveis de um bebê saudável - pode ser uma das partes mais estressantes de cuidar de um recém-nascido.

Apesar da causa incerta, há evidências de que ela se origina, em parte, de um desconforto gastrointestinal. Isso pode explicar por que o chá de camomila, que, segundo pesquisas, pode aliviar espasmos intestinais, há tempos é um remédio caseiro para a cólica. Vários estudos examinaram sua utilidade, afirmando que a solução é simples, barata e eficaz.

Um relatório da American Academy of Pediatrics, lançado em 2007, revisou dois dos estudos, incluindo testes clínicos randômicos envolvendo 68 bebês saudáveis com cólica, com idades entre duas e oito semanas. Um grupo recebeu chá de ervas (servido quente ou frio) feito principalmente com camomila alemã, e o outro recebeu um chá de placebo. Os cientistas relataram que cada bebê recebeu até 150 mililitros - pouco mais de meia xícara - do chá ou do placebo a cada onda de cólica, não mais que três vezes por dia. Após uma semana, "os pais disseram que o chá eliminou a cólica em 57% dos bebês", informaram os pesquisadores, "enquanto o placebo só ajudou em 26% dos casos. Nenhum efeito adverso foi observado em nenhum dos dois grupos".

Outros estudos tiveram resultados similares. Especialistas afirmam que reações alérgicas à camomila são raras, mas uma forma de verificá-la é aplicar um pouco de camomila na pele. Se o bebê não apresentar vermelhidão, pode ser seguro administrar camomila.

Conclusão
Pesquisas sugerem que a camomila pode aliviar cólica em bebês.

Tradução: Gabriela d'Avila


The New York Times
","publicationDate":"20090910172800"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2009/09/10/mito-ou-fato-como-acalmar-um-bebe-com-colica.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="tilt/tilt">