Topo

Veterinário australiano é infectado por vírus raro

Donald G. McNeil Jr.<br>The New York Times

10/09/2009 18h19

Um veterinário foi hospitalizado na Austrália em condições críticas após ter sido exposto ao raro vírus Hendra. Segundo relatos, o profissional ficou doente após tratar dois cavalos que estavam morrendo numa fazenda em Queensland.

O vírus foi encontrado em 1994 e nunca foi visto fora da Austrália, desde sua descoberta em Hendra, subúrbio de Brisbane. Houve apenas doze surtos, mas o vírus mostrou ser letal para cavalos e seres humanos que tratam desses animais. Cerca de 70% dos cavalos infectados morreram, assim como três das seis pessoas que pegaram o vírus dos animais - um veterinário, um fazendeiro e um famoso treinador, segundo a Australian Broadcasting Corp.

O Hendra, um paramyxovírus como o da caxumba ou do sarampo, está mais proximamente relacionado ao vírus Nipah, descoberto na Malásia em 1999, depois de ter se espalhado de porcos para seus criadores, causando encefalite e pneumonia. Ambas as infecções se parecem, no início, com uma gripe, mas podem evoluir para problemas respiratórios e convulsões, depois para o coma e morte.

O Hendra e o Nipah são transmitidos pelos grandes morcegos frutívoros conhecidos como raposas voadoras, que, segundo se acredita, espalham o vírus quando sua urina, saliva ou fezes caem nos alimentos dos animais. Seres humanos podem pegar os vírus a partir da exposição ao sangue e secreções dos animais doentes. Não há casos conhecidos de que humanos possam transmitir o Hendra para outro ser humano, ou para um cavalo.

Não há vacina contra a doença, mas autoridades sanitárias estão tentando desenvolvê-la. Também não há cura, apesar às vezes os pacientes serem tratados com ribavirin, uma droga antiviral de amplo espectro de atuação.

Tradução: Gabriela d'Avila