Topo

Ativistas do Greenpeace se vestem de vacas para protestar pelo clima

Do UOL Ciência e Saúde*<br>Em São Paulo

14/09/2009 14h32

Atualizado às 16h56

Ativistas do Greenpeace vestidos com fantasias de vacas fizeram uma manifestação nesta segunda-feira (14) na avenida Paulista, em São Paulo. Munidos com cartazes com frases como "desmatamento causa aquecimento global" e "sem florestas, não há clima", o objetivo dos ambientalistas era alertar para a influência do desmatamento sobre o clima.

Protestos como os de hoje em São Paulo também foram organizadas no Rio de Janeiro e em Salvador. As ações fazem parte da "Semana de Mobilização pelo Clima" do Greenpeace.

A escolha das fantasias de "vaquinhas" foi uma referência ao desmatamento na Amazônia. Segundo relatório de monitoramento da ONG Imazon divulgado este mês, o aumento do desmatamento na região em julho, quando comparado ao mesmo período de 2008, foi em grande parte causado pelo avanço da pecuária sobre as florestas, principalmente no Pará. O Estado concentrou 70% das áreas desmatadas verificadas no mês de julho.

O calendário de mobilização do Greenpeace prevê mais protestos amanhã (15) em Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, além de mutirões de limpeza de praias no fim de semana e outras intervenções.

O objetivo das manifestações é pressionar o governo brasileiro a assumir uma posição de liderança na Conferência da ONU sobre o clima, que acontece em dezembro, em Copenhague (Dinamarca). O período foi escolhido porque coincide com a abertura da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, amanhã (15).

*Com informações da Agência Brasil