Topo

Projetos de desenvolvimento de célula-tronco recebem apoio financeiro do BNDES

Alana Gandra<br>Da Agência Brasil<br>No Rio de Janeiro

15/09/2009 20h18

Dois projetos de desenvolvimento de tecnologias de cultivo e manipulação de célula-tronco vão receber R$ 6,6 milhões de apoio financeiro não reembolsável do Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES Funtec). A liberação do dinheiro foi aprovada hoje (15) pelo banco.

Os recursos serão utilizados na estruturação e implantação dos Centros de Tecnologia para Terapia Celular da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundherp) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Os projetos são ligados à Rede Nacional de Terapia Celular, constituída pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia para o fomento desse campo do conhecimento.

Desde 2000, a Fundherp realiza as pesquisas sobre as propriedades da célula-tronco, com o objetivo de desenvolver os instrumentos de diagnóstico e o tratamento na área da terapia celular. Já a PUC-PR realiza os estudos com célula-tronco, envolvendo desde a pesquisa básica e os ensaios em animais, até a produção de células para aplicação em seres humanos.

BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "medidas como essa são fundamentais, tendo em vista o avanço alcançado pela ciência brasileira na área de terapias celulares e a importância que a medicina regenerativa ocupará no cenário da saúde pública".