Topo

População é hostil a debate sobre mudanças climáticas, diz estudo britânico

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

17/09/2009 14h22

Uma pesquisa junto à população do Reino Unido revelou que o público em geral é hostil ao debate sobre mudanças climáticas, informou o site do jornal "The Guardian" nesta quinta-feira (19). De acordo com o estudo, as reações mais comuns dos britânicos em relação ao tema são de com cinismo, ressentimento e resignação.

A conclusão é de um relatório do IPPR (Institute for Public Policy Research, fundação ligada ao Partido Trabalhista britânico), que também apontou que as negociações sobre novas metas de redução nas emissões de gases serão em vão a menos que a população seja convencida da necessidade de mudar de estilo de vida.

Para o instituto, em vez de falar sobre mudanças climáticas, seria mais eficiente usar um argumento que falasse sobre como a diminuição nas emissões de gases estufa ajuda a economizar dinheiro público e pode dar às pessoas maior controle sobre suas contas de luz, além de independência das empresas de energia elétrica.

O estudo foi feito a partir de entrevistas realizadas entre o final de 2008 e o começo deste ano. Segundo o "Guardian", os pesquisadores também visitaram as casas dos entrevistados para testar suas reações ao receber conselhos sobre economia de energia.