Topo

NYT: Manteiga de cacau elimina estrias?

Anahad O'Connor<br>The New York Times

19/09/2009 07h00

O mito
Manteiga de cacau pode eliminar marcas de estria.

Os fatos
A manteiga de cacau tem várias aplicações, mas uma das mais comuns é o combate às marcas deixadas pelo crescimento rápido, especialmente durante a gravidez, e pelo ganho de peso.

O problema aflige a maioria das grávidas, sem mencionar muitos fisiculturistas, adolescentes atravessando a puberdade e pessoas acima do peso. A manteiga de cacau é uma solução popular, mas estudos descobriram que ela produz resultados inexpressivos.

Arquivo Folha Imagem
Comum nos protetores labiais, a manteiga de cacau também é usada na fabricação de hidratantes popularmente usados para prevenir estrias - mas sem nenhuma garantia de que elimine as marcas da pele
LEIA MAIS NO CANAL MULHER
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
O maior estudo sobre o tema foi publicado em 2008 por uma equipe de dermatologistas e obstetras. A pesquisa acompanhou 175 mulheres em sua primeira gravidez, algumas aleatoriamente orientadas a aplicar hidratante de manteiga de cacau todos os dias e outras orientadas a usar um placebo. Nenhuma das participantes nem os pesquisadores sabiam quem estava fazendo uso de qual tratamento. Depois de muitos meses, os pesquisadores não encontraram diferenças no desenvolvimento ou gravidade das marquinhas, conhecidas como estrias, no abdômen, seios e coxas.

Para aqueles que buscam uma alternativa, os cientistas descobriram que cremes com vitamina E são mais eficazes. Num estudo similar com cem mulheres grávidas, publicado no "Cochrane Database of Systematic Reviews" em 2000, os pesquisadores descobriram que as mulheres orientadas a usar um creme contendo alfatocoferol, uma forma de vitamina E, desenvolveram menos estrias do que as que receberam um placebo.

Tratamentos cirúrgicos e por radiofreqüência também estão disponíveis, mas custam muito mais caro.

Conclusão
Segundo pesquisas, a aplicação regular de manteiga de cacau não reduz marcas de estrias.

Tradução: Gabriela d'Avila


The New York Times","publicationDate":"20090919070000"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2009/09/19/nyt-manteiga-de-cacau-elimina-estrias.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="tilt/tilt">