Topo

São Paulo continua vacinação contra poliomielite até sexta-feira

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

21/09/2009 17h30

As crianças paulistas de até cinco anos que não foram vacinadas contra a poliomielite no último sábado (19) poderão receber a dose de remédio até sexta-feira (25) nos postos de saúde de São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde, 2,5 milhões de crianças foram vacinadas em todo o Estado no fim de semana. A meta era vacinar 2,9 milhões. O vírus da poliomielite causa a paralisia infantil.

Os pais devem levar junto a caderneta de vacinação dos filhos. Além da dose de reforço contra a pólio, estarão disponíveis as vacinas tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (para sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

A vacina contra a poliomielite é aplicada nas crianças com menos de cinco anos duas vezes por ano, como reforço às vacinas do calendário básico. Toda criança deve tomar uma dose da vacina aos dois meses de idade, outra aos quatro meses e uma terceira aos seis meses. Ela também deve tomar um reforço aos 15 meses, que é complementado com as vacinas das campanhas.

O último caso de pólio registrado no Brasil ocorreu no município de Souza (PB), em 1989. De acordo com o ministério, o país recebeu o certificado de erradicação da doença em 1994, mas continua sendo necessário vacinar as crianças porque o vírus ainda circula em países da África e da Ásia. Na Índia, por exemplo, foram notificados 36 casos de poliomielite entre janeiro e abril deste ano, segundo o projeto indiano de vigilância da doença.