WWF divulga novas espécies encontradas no Sudeste Asiático

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

25/09/2009 16h13

A ONG internacional WWF divulgou nesta sexta-feira (25) fotos de algumas das 163 novas espécies descobertas por cientistas em 2008 na região do Grande Mekong, no Sudeste Asiático.

As espécies endêmicas foram encontradas em rios e florestas que compõem a região. O rio Mekong corre pelos territórios do Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, Mianmar e China. No entanto, a região do Grande Mekong é uma divisão política, que foi definida pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em 1992.

Entre as novas espécies, foram encontradas rãs, lagartos e cobras. Segundo nota da WWF, "a biodiversidade da região é tão grande que algumas descobertas, como a cascavel listrada, foram feitas por acidente".

Os pesquisadores que colaboraram com o relatório da WWF identificaram 100 novas espécies de plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e uma ave, todos descobertos durante expedições em 2008.

No entanto, a entidade alerta para o risco de que essas espécies desapareçam devido aos impactos da mudança climática no planeta. De acordo com a organização, a elevação dos mares e a consequente invasão de água salgada em áreas de água doce pode desestabilizar o ecossistema do delta do rio Mekong no futuro.