Topo

Cresce o acesso a tratamentos contra a Aids em países em desenvolvimento, diz OMS

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

30/09/2009 15h56

Mais de 4 milhões de pessoas que vivem em países em desenvolvimento recebiam tratamento contra a Aids no final de 2008 - o que representa aumento de 36% em um ano. Entre 2007 e 2008, os testes de HIV mais do que dobraram em 39 países. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e fazem parte de um relatório lançado e parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para as Crianças) e o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids).

Segundo a entidade, o acesso a drogas antirretrovirais continua a crescer no mundo em um ritmo rápido - de 33% das pessoas infectadas pelo HIV para 42% em 2008. O progresso foi maior na África subsaariana, onde se concentram dois terços de todas as infecções pelo vírus.

Institute Pasteur/Arquivo AFP
Na semana passada, cientistas divulgaram que uma vacina contra o vírus HIV reduziu em quase 1/3 as chances de infecção
LEIA MAIS SOBRE A VACINA EXPERIMENTAL CONTRA O HIV
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
Também cresceu o acesso a antirretrovirais para mulheres grávidas portadoras do HIV, de 35% destas mulheres para 45% no ano passado. As drogas servem para prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho ainda durante a gestação. Quanto às crianças, 275.700 menores de 15 anos se beneficiaram de tratamentos pediátricos contra a Aids, que passaram a abranger 38% dos jovens que precisam dos medicamentos.

Além disso, os preços dos coquetéis de primeira geração caíram de 10% a 40% entre 2006 e 2008. No entanto, os remédios de segunda geração continuam sendo caros.

"Este relatório mostra um progresso tremendo no combate global à Aids", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. "Mas ainda há 5 milhões de pessoas vivendo com o HIV que não têm acesso a tratamento". A organização estima que 9,5 milhões de pessoas no mundo precisem de tratamento contra a doença, sendo que a maior parte sequer sabe que é soropositivo.