NYT: Design da asa do gafanhoto é especial

Henry Fountain<br>The New York Times<br>

02/10/2009 19h22

Pesquisadores descobriram que a topografia das asas de um gafanhoto do deserto e a forma como elas torcem quando batem são importantes para a eficiência do inseto em voar. Em comparação a asas achatadas e rígidas, ele produz cerca de 30% mais ascensão com o mesmo esforço.

John Young, da Universidade de New South Wales, na Austrália, Adrian L.R. Thomas, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e colegas determinaram isso de duas formas: desenvolvendo um modelo de computador elaborado das asas do gafanhoto e testando gafanhotos vivos em um túnel de vento. As descobertas foram publicadas na "Science".

Gafanhotos, assim como outros insetos voadores, têm um desenho complexo de asas que batem rapidamente - no caso do gafanhoto, cerca de 900 vezes por minuto. Os pesquisadores usaram pesquisas anteriores sobre a estrutura da asa em movimento para desenvolver uma asa tridimensional virtual que eles poderiam plugar ao software de fluidodinâmica computacional. O software permitiu que eles simulassem o efeito da asa em movimento no ar ao seu redor.

Eles também amarraram gafanhotos dentro de um túnel de vento equipado com um gerador de fumaça para ajudar a visualizar o fluxo de vento. Descobriram que o fluxo ao redor das asas dos insetos de verdade correspondia ao fluxo simulado ao redor da asa virtual.

Devido a essa aproximação, eles puderam modificar a asa virtual para avaliar a contribuição de várias características, algo que eles não poderiam fazer com uma asa de verdade. Primeiro, eles eliminaram a curvatura da asa-modelo, e observaram que a eficiência foi reduzida. Depois, eliminaram o giro, e a eficiência foi reduzida ainda mais.

Os pesquisadores sugerem que há uma lição nisso para engenheiros que estão tentando desenvolver minúsculos veículos voadores que imitam insetos. A curvatura e a capacidade de girar enquanto bate as asas são essenciais para o sucesso, afirmam os cientistas. No entanto, os insetos estão muito mais avançados quando se fala em materiais de asas que podem bater e torcer milhares de vezes sem quebrar ou rasgar. Os pesquisadores observaram que pode ser difícil para engenheiros "chegar perto da elegância de um inseto".