Topo

NYT: Você sente nojo facilmente? Então não veja este vídeo

Tara Parker-Pope<br>The New York Times<br>

03/10/2009 07h00

Cerca de um mês depois de uma viagem a Belize, Vanessa Serrao, produtora de filmes sobre a vida selvagem e moradora de Silver Spring, Maryland (EUA), notou um inchaço que soltava líquido na cabeça. Ela contou à médica ter ouvido histórias sobre um inseto peludo chamado gastrófilo, que usa mosquitos como um vetor para depositar larvas sob a pele humana.

"Então, a médica me examinou com uma lupa", disse Serrao, 33 anos, "e disse que tinha algo vivo ali".

A médica não tinha como remover imediatamente a larva que se contorcia e mastigava. Porém, embora Serrao estivesse louca para se livrar do bicho - "Ele me acordava às 3h da manhã; eu o ouvia mastigando", disse ela -, a produtora também percebeu que estava tendo uma oportunidade única para uma fotógrafa da natureza. Então, ela gravou um vídeo seu e de seu marido (um herói), Greg Hiemenz, enquanto eles tentavam desalojar a larva.

O resultado foi postado no site de Serrao, www.NatureBreak.org. Já virou um hit no YouTube. O vídeo documenta a mistura de nojo e fascinação. Quando seu marido lhe diz que pode ver a larva, ela grita "Ai, meu Deus!". Depois, acrescenta: "Talvez a gente possa conseguir um tripé".

Finalmente, a médica recomenda colocar fita no inchaço para sufocar a criatura, permitindo que Hiemenz a puxe com uma pinça.

Esteja avisado. Este vídeo não é para quem sente enjoo fácil. Até Serrao teve problemas em assisti-lo. "Foi tão nojento", disse ela. "Não conseguia ter coragem. Foi necessário algum tempo até que eu pudesse assistir ao vídeo".