Topo

Cachorros também são picados por mosquitos?

Por C. Clairborne Ray<br>The New York Times

06/10/2009 18h31

Pergunta: No último verão, fui mordido por mosquitos, mas meu cachorro, aparentemente, não. Os cães são picados por mosquitos?

Resposta: Os mosquitos picam, sim, os cachorros, e podem transmitir parasitas que atacam o coração, disse Belinda S. Thompson, veterinária do College of Veterinary Medicine, da Cornell. Todos os cães peludos podem ser mordidos por mosquitos em qualquer parte onde o pelo é fino, disse ela, no focinho e na boca, dentro das orelhas e nas coxas, até mesmo nas glândulas mamárias de fêmeas que estão amamentando.

"Mais de 20 espécies diferentes de mosquitos transmitem o estágio juvenil do parasita quando se alimentam de animais como cachorros", disse, por e-mail, Laura C. Harrington, professora associada de entomologia médica da Cornell. "Uma espécie vetor importante do parasita que ataca o coração do cachorro, o Aedes albopictus, está expandindo sua abrangência para o estado de Nova York".

Thompson disse que o mosquito era um hospedeiro intermediário, necessário para a transmissão. O parasita adulto da espécie Dirofilaria immitis, morando nos vasos sanguíneos de um cão, produz larvas microscópicas chamadas microfilárias, que circulam inofensivamente.

Um mosquito que se alimenta de um cachorro com larvas circulantes as ingere; elas se desenvolvem e migram para a boca do mosquito, para serem depositadas na mordida de outro cachorro.

Parasitas adultos são grandes o suficiente para bloquear as artérias pulmonares, que vão do coração para os pulmões, e bloqueiam o fluxo sanguíneo. Os gatos também podem sofrer com esse parasita, assim como furões, disse Thompson. Cachorros que não apresentam parasitas adultos podem ser tratados com um profilático capaz de matar larvas, disse ela. Tratar um cachorro com parasitas adultos é difícil e perigoso, afirmou ela, "e a prevenção é, definitivamente, o caminho a ser seguido".