Topo

Estudo aponta que jovens têm insuficiência de vitamina D

Do UOL Ciência e Saúde*<br>em São Paulo

14/10/2009 18h52

Apesar de o Brasil ser um país com grande incidência de luz solar, os adolescentes podem não estar se expondo o suficiente para sintetizar a vitamina D na quantidade necessária para o organismo. É o que aponta estudo desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP no município de Indaiatuba, São Paulo.

A pesquisa avaliou a quantidade de vitamina D em 136 adolescentes da cidade e constatou que 62% deles tinham insuficiência da vitamina. O trabalho é da nutricionista Bárbara Santarosa Emo Peters.

Até pouco tempo atrás, a vitamina D era reconhecida pela sua importância na absorção de cálcio do corpo. A pesquisadora afirma que hoje em dia já se sabe que além dessa função, a vitamina exerce outras: atua na modulação do sistema imune, na diferenciação celular, na regulação do metabolismo lipídico (de gorduras) e na secreção de insulina.

Dessa forma, a vitamina D ajuda a prevenção de doenças crônicas adquiridas, como diabetes, prevenção da hipertensão, de obesidade e de alguns tipos de câncer.

Cerca de 90% da absorção da vitamina D se dá pela exposição ao sol e os outros 10% se dão pela ingestão de alimentos. A pesquisadora conta que nenhum dos jovens que participaram da pesquisa ingeria a quantidade recomendada de vitamina D.

Alimentos como salmão, sardinha, leite e derivados (somente os integrais) possuem a vitamina. Bárbara percebeu, nas entrevistas com os adolescentes, que muitos deles não tomavam café da manhã para poderem dormir um pouco mais antes de irem à escola, o que constitui um erro.

*Com informações da Agência USP de Notícias