Topo

Por que não há informação sobre calorias nos rótulos de alimentos para animais?

Por C. Clairborne Ray<br>The New York Times

14/10/2009 15h17

Pergunta: Por que não existem valores calóricos nos rótulos de embalagens de comida para animais? Quantas calorias um gato de 4,5kg deve comer?

Resposta: "Não há valores calóricos nas embalagens de alimentos para animais domésticos porque muitas comidas para esses animais não foram testadas quanto a sua digestibilidade e verdadeiro conteúdo por porção ou lata", disse Joseph Wakshlag, professor assistente de nutrição clínica da Cornell University College of Veterinary Medicine;

Os cálculos de valores calóricos são feitos de forma indireta, a maioria com base em uma série de deduções chamadas de equação de Atwater modificada, atribuída ao químico Wilbur Olin Atwater (1844-1907), que estudou a nutrição e o metabolismo humano.

Os resultados desses cálculos "podem ter uma margem de erro bastante ampla", disse Wakshlag. Por exemplo, o conteúdo de gordura de uma lata de alimento pode ser considerado como 5% do total, mas, na verdade, pode ter 7%, uma diferença relativamente grande em termos de energia disponível.

O gato típico precisa de algo entre 200 e 400 calorias por dia, dependendo do metabolismo e da atividade, disse Wakshlag. Porém, as necessidades reais de um gato em particular são melhor avaliadas ao verificar se ele mantém um peso normal para sua estrutura óssea. Se o gato é magro demais (sentem-se as costelas, sem cobertura de gordura) ou gordo demais (abdômen redondo, "cintura" invisível), a quantidade de comida pode ser ajustada gradualmente. Mudanças de peso inexplicáveis exigem uma visita ao veterinário.

Tradução: Gabriela d'Avila