Topo

Criança com secreção verde no nariz nem sempre precisa de antibiótico

Por Anahad O'Connor<br>The New York Times

16/10/2009 12h19

OS FATOS:

Velhos hábitos de prescrição aparentemente demoram para desaparecer.

Estudos demonstraram que a maioria dos médicos afirma que prescreveriam um antibiótico se uma criança com sintomas no nariz também tivesse secreção nasal verde. O hábito deriva da ideia de que o verde indica uma infecção bacteriana.

Porém, outros estudos mostram que o verde não é mais comum em infecções bacterianas do que virais, para as quais antibióticos são ineficazes.

Num estudo definitivo, realizado em 1984, cientistas colocaram 142 crianças com secreções nasais verdes em dois grupos; um que foi tratado com antibióticos e outro que recebeu um placebo. Eles descobriram que as drogas não tiveram efeito algum sobre "organismos potencialmente patogênicos" ou em outros sintomas. Cerca de 35% dos participantes tratados com antibióticos apresentaram melhora, em comparação a 31% no grupo do placebo. Estudos mais recentes reforçaram essa conclusão.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, quando vírus do resfriado infecciona o trato respiratório, o corpo produz muco transparente que ajuda a se livrar de germes do nariz. Após cerca de três dias, as células da imunidade do corpo combatem o vírus, modificando a secreção para a cor branca ou amarela. "À medida que as bactérias que vivem no nariz crescem, elas também podem ser encontradas no muco, que se torna de cor esverdeada", afirmou a agência. "Isso é normal".

Os antibióticos só são necessários em caso de secreção nasal, afirmam especialistas, quando o diagnóstico é de sinusite bacteriana.

A CONCLUSÃO:

A cor da secreção nasal não deve determinar o remédio a ser receitado.

Tradução: Gabriela d'Avila


The New York Times","publicationDate":"20091016121900"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2009/10/16/crianca-com-secrecao-verde-no-nariz-nem-sempre-precisa-de-antibiotico.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="tilt/tilt">