Topo

Entidade que pacientes da rede pública tenham acesso a tratamento de Dilma

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

16/10/2009 12h36

No dia 28 de outubro, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) entregará em Brasília, no Ministério da Saúde, o "Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento". Uma das principais reivindicações é disponibilizar na rede pública o tratamento que combina quimioterapia associada a anticorpos monoclonais e que é capaz de proporcionar alta chance de cura dos pacientes com a forma mais comum de linfoma, que corresponde a 80% de todos os casos diagnosticados.

"Até a ministra Dilma Rousseff que usufruiu deste tratamento e está curada, já manifestou publicamente o desejo de acesso a todos os brasileiros", explica Merula Steagall, presidente da Abrale.

A iniciativa que teve início no mês mundial de conscientização sobre os linfomas, em setembro, vem recolhendo assinaturas em todo o Brasil. O objetivo é conseguir o maior número possível de adesões para entregar o Manifesto, ao Ministro da Saúde osé Gomes Temporão.

O manifesto pede também que a Agência Nacional de Saúde (ANS) atualize a cobertura mínima obrigatória de procedimentos para tratamento de doenças onco-hematológicas, que serve de referência para os atendimentos dos planos privados de saúde. Entre as mudanças solicitadas estão as inclusões do exame Pet Scan oncológico (tomografia por emissão de pósitrons), do transplante de medula óssea alogênico (feito a partir de células de doadores) e dos antineoplásicos orais.

Outra reivindicação é o aumento do número de leitos hospitalares para Transplante de Medula Óssea e a atualização da verba repassada pelo governo aos hospitais para realização de procedimentos complexos (Apac), que segundo a entidade está muito defasada em relação ao custo que representam ao centro de tratamento.