Topo

Cerca de 15% dos adultos jovens têm osteoporose no Brasil

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

20/10/2009 15h00

Nesta terça-feira (20), Dia Mundial da Osteoporose, especialistas alertam para a prevenção da doença, caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, e uma a cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença.

Caio Guatelli/Folha Imagem - 13.02.2008
O consumo de três a quatro porções diárias de produtos lácteos é fundamental para a prevenção da osteoporose
VEJA DICAS PARA GARANTIR A ABSORÇÃO DE CÁLCIO RECOMENDADA
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
Apesar de atingir mais o sexo feminino, a osteoporose também pode acometer os homens e pessoas mais novas. Estima-se que cerca de 15% dos jovens adultos (acima de 19 e abaixo de 59) sofram do problema no país, segundo a consultoria em nutrição RG Nutri, em São Paulo.

A principal consequência da osteoporose e da osteopenia (estágio anterior à osteoporose) é o risco de fraturas. Para detectar o problema, o exame indicado é a densitometria óssea. O raio-X só é útil em casos avançados.

A melhor maneira de evitar a osteoporose é praticar atividade física, especialmente exercícios de força e resistência muscular, e garantir a ingestão de cálcio por meio de uma alimentação equilibrada.

Alimentação

Estudos mostram que 90% da população brasileira consome apenas um terço, ou 400mg, da quantidade diária de cálcio recomendada.

O leite e seus derivados são as melhores fontes do mineral na alimentação. "Há outros alimentos ricos em cálcio também, mas nenhum se compara a eles", diz a nutricionista Laís Cruz, da RG Nutri. A ingestão diária de três a quatro copos de leite ou porções de laticínios é suficiente para atingir a recomendação diária para a maioria das pessoas.

O cálcio também pode ser obtido em alimentos como sardinha, couve, brócolis e repolho, porém em proporções menores.

Para assegurar a absorção adequada de cálcio, é importante associar a vitamina D, que atua no processo absorção do mineral. O nutriente é encontrado em itens como fígado, leite integral, óleo de peixe, sardinha, atum e salmão, ou por meio da exposição solar, em horários saudáveis.

Evitar o cigarro e a bebida alcoólica em excesso também é fundamental para a prevenção da osteoporose, já que esses hábitos prejudicam a absorção do cálcio pelo organismo.