Topo

Primeira edição de "A Origem das Espécies" completa 150 anos

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

23/11/2009 21h36

O lançamento da primeira edição do livro mais famoso do naturalista britânico Charles Darwin, "A Origem das Espécies", completa 150 anos nesta terça-feira (24). O aniversário da publicação ocorre nove meses depois de o mundo lembrar os 200 anos de nascimento do naturalista, em fevereiro último.

 

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebra a data com o seminário "Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade", até quinta-feira, com palestras de especialistas como a historiadora Thereza Baumann (Museu Nacional/UFRJ), a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (Instituto de Ciências Biomédicas/ UFRJ) e Mario de Pinna  (Museu de Zoologia da USP), além da exibição de vídeos.

 

 

AP
Retrato do naturalista Charles Darwin, que teve seu bicentenário comemorado em fevereiro deste ano em todo o mundo
Efe/Christie's
Primeira edição do livro "A Origem das Espécies"; um exemplar que passou anos esquecido em um banheiro será leiloado nesta terça-feira (24), dia em que ser comemora os 150 da publicação
VEJA AS IMAGENS DO MÊS
ÁLBUM: 200 ANOS DE DARWIN
VEJA A BIOGRAFIA DO NATURALISTA
ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA TEORIA
UOL CIÊNCIA E SAÚDE

No Museu de Zoologia Universidade de São Paulo (USP), o público acompanha a exposição “Charles Darwin: evolução para todos!", com curadoria de Maria Isabel Landim, em cartaz até 28 de fevereiro.

 

 

 

Demora para publicar

 

A  teoria de Darwin foi apresentada à comunidade científica pela primeira vez em 1858, junto com a do cientista galês Alfred Russel Wallace, que chegara a conclusões semelhantes. A primeira edição do livro, no entanto, só saiu no ano seguinte, quase duas décadas depois dos primeiros rascunhos do naturalista sobre a seleção natural, desenvolvidos em sua viagem a bordo do HSM Beagle.

 

Em 1872, Darwin publicou “Origem, a expressão das emoções no homem e nos animais”, obra que fundou a etologia, a neurobiologia e o estudo da comunicação psicológica. O naturalista morreu em 19 de abril de 1882. Historiadores investigam novos indícios que relacionam a insuficiência cardíaca que levou à sua morte com ao mal de Chagas,  doença que Darwin teria contraído na América do Sul.

 

Seminário "Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade"

Data: 24 a 26 de novembro

Local: Auditório do Horto do Museu Nacional - Quinta da Boa Vista

Informações: tels (21) 2562-6906 / 2562-6916

e-mail: eventos@mn.ufrj.br

 

Exposição “Charles Darwin: Evolução para Todos”

Visitação: até 28 de fevereiro de 2010

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga - São Paulo - SP

Tel. (5511) 2065 - 8100 - www.mz.usp.br

Ingresso: R$ 4,00 (grátis para visitantes menores de 6 anos e acima de 60; estudantes com carteira pagam meia-entrada)