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Apenas 7% dos fumantes planejam largar o vício logo

Do UOL Ciência e Saúde

27/11/2009 10h00

Quase todos os fumantes brasileiros (93%) sabe que o cigarro causa doenças graves, mas pouco mais da metade (52,1%) pensa em abandonar o hábito. Para piorar, só 7,3% planejam largar o vício em breve. É o que mostra a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), feita pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Do total dos fumantes, 65% dizem que as advertências nos rótulos dos cigarros fizeram com que pensassem em parar. Os rótulos causaram menos impacto na região Norte (59,6% dos fumantes pensaram em parar) e mais impacto no Sudeste (66,7%) e no Centro-Oeste (66,1%).

 

 

Pouco mais de um em cada três fumantes entrevistados mencionou a intenção de parar algum dia, mas não nos 12 meses seguintes à entrevista, feita em setembro de 2008. Do total, 11,4% disseram que tentariam parar no ano seguinte, e apenas 7,3% manifestaram a intenção de parar de fumar no mês seguinte à pesquisa. Esse comportamento foi verificado em todas as regiões.

 

 

A maior parte dos entrevistados comentou que o tabaco causa câncer de pulmão (94,7% do total de pessoas investigadas, 90,6% dos fumantes e 95,6% dos não fumantes). Os riscos associados a derrames foram os menos citados, chegando a frequências de 70,1% entre os fumantes e 73,7% entre os não fumantes.


Quem conseguiu parar


Os ex-fumantes diários de derivados de tabaco eram 14,1% da população de 15 anos ou mais de idade, em 2008, ou 20,1 milhões de pessoas (17,2% entre os homens e 11,2% entre as mulheres). Nesse grupo, 6,7% usaram medicamentos e 15,2% foram aconselhados por profissionais.


Entre os que pararam de fumar, predominam aqueles que deixaram o hábito há dez ou mais anos (57,3%) .

 

Exposição à fumaça

 

O local mais apontado de exposição à fumaça produzida pelo consumo de tabaco por terceiros era a própria casa, por 27,9% do total, percentual que chegava a 33,0% no Nordeste.

 

A exposição no trabalho era relatada, em 2008, por 24,4% das pessoas de 15 anos ou mais de idade que trabalhavam fora (11,6 milhões em números absolutos), chegando a 26,0% no Sudeste.

 

Já em restaurantes, o percentual alcançou 9,9%, chegando a 12,3% no Sudeste.

 

Propagandas e campanhas

 

As propagandas de cigarro em pontos de venda eram percebidas por 31,3% das pessoas. Regionalmente, esse tipo de propaganda era menos percebido no Norte do país (por 18,0% das pessoas de 15 anos ou mais); enquanto no Sudeste ele atingia 35,2% e no Sul, 35,4%.

 

Campanhas contra o fumo veiculadas em televisão ou rádio foram percebidas por 67% das pessoas de 15 anos ou mais de idade, proporção que foi de 67,7% entre os fumantes e de 66,9% entre os não fumantes.