Topo

Custo da diabetes deve triplicar nos próximos 25 anos, diz estudo

The New York Times

02/12/2009 11h12

O número de norte-americanos com diabetes deve quase dobrar nos próximos 25 aos, enquanto o custo de tratamento será praticamente triplicado, à medida que os pacientes vivem por mais tempo e desenvolvem mais das complicações de longo prazo relacionadas à doença, de acordo com uma nova análise.

As projeções estimam que a população aumentará para 44,1 milhões em 2034, partindo dos atuais 23,7 milhões, com os gastos médicos subindo de US$ 113 para US$ 336 bilhões. Os cálculos foram publicados na edição de dezembro do jornal Diabetes Care.

As projeções diferem dos cálculos iniciais de outros pesquisadores, pois eles levam em consideração a história natural da diabetes, assim como o fato de que os americanos estão sendo informados de que sofrem da doença em idades mais novas. À medida que as pessoas afetadas vivem mais, elas terão mais oportunidades para desenvolver complicações, incluindo doenças de estágio final no fígado, amputações e cegueira, dizem os autores do artigo.

"Em 25 anos, haverá essa convergência da população ficando mais velha, mas também muitas pessoas tendo diabetes durante um longo período de tempo, e isso levará a custos mais altos", disse Dr. Elbert S. Huang, principal autor do estudo, que faz parte da equipe de pesquisa em diabetes da Universidade de Chicago. "A duração da diabetes é um sinal tão importante de complicações quanto o nível de glicose".