Topo

Pais devem evitar vestir os gêmeos com a mesma roupa, diz especialista

UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

09/12/2009 16h00

Devo vestir os irmãos gêmeos com a mesma roupa? Amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo faz o leite acabar antes? Essas e outras questões, que passam pela cabeça durante uma gestação múltipla, são alguns temas do livro “Filhos Gêmeos”, lançado pela Publifolha, que reúne textos de 53 especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein.

Em linguagem clara e objetiva, o livro traz informações importantes sobre o comportamento, a vida social e o papel dos pais, além de dicas e explicações sobre gêmeos dizigóticos e monozigóticos. Com a coordenação dos médicos pediatras Renata Dejtiar Waksman e Cláudio Schvartsman, o título também apresenta um passo a passo da gestação, com imagens de ultrassonografias para ilustrar o período.

 

Getty Images
Em algumas situações, as crianças podem até se vestir igual, mas algum acessório deve ser colocado para diferenciá-las
ÁLBUM: PERGUNTAS E RESPOSTAS
É PRECISO RESPEITAR A IDENTIDADE
COMO AMAMENTAR GÊMEOS
UOL GRAVIDEZ E BEBÊS

Em entrevista ao UOL Ciência e Saúde, Waksman responde a algumas dúvidas comuns de pais que estão prestes a ter filhos gêmeos.

 

Mães de gêmeos devem ter receio de que faltará leite para os bebês?
É perfeitamente possível amamentar gêmeos e, muitas mulheres certamente conseguem, já que a produção do leite depende da demanda, ou seja, a produção é tanto maior quanto mais os bebês mamarem. Entretanto, amamentar gêmeos demanda um esforço maior. Os gêmeos são, em geral, bebês pequenos ou mais prematuros que frequentemente mamam devagar e necessitam serem alimentados em maior número de vezes. Além disso, os recém-nascidos demoraram algum tempo para adquirir uma rotina de amamentação, e com gêmeos, esse tempo pode ser mais prolongado. Dessa forma muita disponibilidade e paciência serão necessárias. Os sentimentos maternos são cruciais nesse processo, o que a mulher sente pelo ato de amamentar e do quanto ela acredita na possibilidade de amamentar duas crianças.

Qual o melhor esquema para amamentar gêmeos?
Há várias opções para amamentar os gêmeos, deve-se analisar todas e escolher a que melhor se adaptar a mãe e aos filhos. A amamentação pode ser em esquema de livre demanda (amamentar sempre que os bebês solicitarem) ou estabelecer intervalos regulares. A vantagem de permitir a amamentação em livre demanda é que em geral ou bebês tem ritmos diferentes e toda a atenção para cada um dos bebês poderá ser dada de forma individualizada. Caso a preferência seja por amamentar em horários regulares, deve-se procurar alternar o bebê que começa a mamar. Esses esquemas também podem ser combinados, como por exemplo, amamentar em intervalos regulares durante o dia e livre demanda a noite. Desta forma, pode-se até conseguir períodos maiores de sono à noite.

Gêmeos podem se desenvolver em ritmos diferentes?
Em relação a crianças não gemelares, podemos encontrar diferença na aquisição de novas habilidades, como por exemplo, sentar, engatinhar, andar, especialmente se as crianças foram prematuras ao nascimento. Alguma demora para caminhar ou falar pode parecer importante aos 18 meses de idade, porém não fará diferença alguma aos 5 anos ou 10 anos de idade, período em que crianças gemelares e não gemelares estarão todas com desenvolvimento normal para a idade. Podemos também encontrar diferentes estágios de desenvolvimento entre irmãos gemelares, já que um deles poderá já estar caminhando enquanto o outro ainda engatinha. Igualmente a aquisição da linguagem poderá ser precoce para um e demorar um pouco mais para o outro, sendo considerada normal esta variabilidade do desenvolvimento neuropsicomotor.

Vestir os gêmeos com a mesma roupa é prejudicial às crianças?
As justificativas para vestir igual são várias: é mais fácil e mais barato para comprar, consegue-se combinar melhor com outros acessórios, pode-se lavar tudo junto, e hoje em dia é mais fácil encontrar roupas para meninos e meninas com as mesmas estampas e cores. Mas fica cada vez mais difícil para os distinguirem as crianças. Haverá dificuldade maior em serem chamados pelos nomes, medo de errar e magoar as crianças e termos como: “os gêmeos, filhinhos, bebês”, começarão a aparecer. Assim, as crianças serão sempre vistas como iguais ou pequenos clones umas das outras, serão confundidas com frequência e terão dificuldade ainda maior de desenvolver suas identidades. Em algumas situações, as crianças podem até se vestir igual, por exemplo, se ganharam dos avós roupas iguais, mas algum acessório deve ser colocado para diferenciá-las, como um casaquinho ou manta.

Gêmeos devem ser mantidos na mesma classe?
Vale lembrar que, para esta, assim como para outras dúvidas que surgirão durante a educação, não existe uma resposta que seja óbvia. Existem argumentos favoráveis às duas decisões – mesma classe ou classes separadas. A opinião consensual entre psicólogos, pediatras e educadores é a de que, nos primeiros anos escolares (pré escola e início do ciclo básico) os benefícios da união superam as desvantagens. A decisão depende de muitas variáveis e deve ser discutida, levando-se em consideração a opinião de pais, professores e, quando a idade permitir, das próprias crianças. É importante ouvir o que têm a dizer outros pais de gêmeos/múltiplos, amigos, a escola, fóruns de discussão na internet.

Qual o maior desafio, na sua opinião,  para a mulher que tem gêmeos?
O maior desafio para a mãe de gêmeos ou múltiplos é manter a calma, não esquecer ou descuidar da relação do casal, e tentar não ficar envolvida demais no cuidado com os filhos, com falta de energia para com o marido.
 

"Filhos Gêmeos"
Autores: Renata Dejtiar Waksman e Cláudio Schvartsman
Editora: Publifolha / 272 páginas / R$ 39,90
O livro pode ser adquirido nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br