Topo

Com amigo oculto como tema, campanha estimula doação de medula óssea

Do UOL Ciência e Saúde

22/12/2009 17h29

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (22) a Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea,  com o tema "Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida". O objetivo é ampliar o cadastro de doadores no Brasil, amenizando o sofrimento dos pacientes com leucemia.

Hoje, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Instalado no Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula (Redome) ultrapassou a marca de um milhão de pessoas inscritas. O número é de 1.369.754 doadores, um crescimento de 10.814% em relação a 2001, quando havia 12.550 pessoas registradas.

Divulgação
Cartaz da campanha do Ministério da Saúde para estimular o cadastramento
de doadores de medula óssea
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
Mesmo com o avanço, os pacientes com leucemia ainda enfrentam dificuldade em encontrar um doador compatível. Quando não há um parente próximo que possa doar, a solução para o transplante é justamente procurar um doador no Redome. Porém, estima-se que, para um milhão de pessoas, há apenas um doador compatível.

Atualmente, 979 pacientes estão em busca de um doador compatível no Brasil.

Com filmes para TV, spots de rádio e anúncio em revistas, a campanha será veiculada em todo o Brasil até o dia 27 deste mês e posiciona o doador como um amigo que, apesar de não ser conhecido por quem é “presenteado”, reconhece a importância de ser solidário e ajudar a quem precisa.

Como doar

Para se cadastrar no Redome, o doador deve procurar o hemocentro de sua cidade. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado a realizar testes confirmatórios e fazer a doação. Além de ser indicado para o tratamento de leucemia, o transplante de medula óssea é utilizado em casos de linfomas e de alguns tipos de anemias.