Topo

Problema no ouvido pode levar a vertigem grave

The New York Times

22/12/2009 20h07

Uma pessoa da minha família não consegue sair de casa devido a uma vertigem muito grave causada por algo no ouvido. O que pode ser e como podemos ajudá-la?

O distúrbio se chama hidropsia cóclea e também envolve problemas de audição. Às vezes, é chamada de doença de Menière atípica e é causada por uma pressão de fluido muito alta, de forma anormal, na parte do ouvido interno chamada de cóclea, que atua no equilíbrio e na audição. Aumentos na pressão bombardeiam as terminações nervosas sensitivas que normalmente transmitem para o cérebro informações sobre a posição do corpo.

Além de causar ataques de vertigem até náusea e problemas de audição, essa condição leva a uma sensação de "preenchimento" e zumbido no ouvido, muitas vezes descrito como um rugido em tom baixo. Esses sintomas às vezes precedem a vertigem total.

A causa nem sempre é fácil de identificar; outros distúrbios, como problemas de tireóide e até infecções inflamatórias, como sífilis, devem ser explorados. O problema pode estar associado a distúrbios auto-imunes, como lúpus; a picos hormonais, especialmente nas mulheres, que correspondem a cerca da metade dos pacientes dessa condição; e a ataques de alergia.

Mudanças na dieta muitas vezes ajudam a evitar ataques de vertigem, especialmente quando se evitam alimentos identificados como "deflagradores" e substâncias como cafeína. Uma alimentação pobre em sal e diuréticos também pode ajudar a controlar a pressão do fluido. Drogas anti-inflamatórias, como esteróides, geralmente ajudam.

Já foram tentados alguns tipos diferentes de cirurgia, depois que o tratamento médico falha, mas os métodos ainda são controversos.