Topo

Restaurantes servem mais calorias do que informam para clientes

Da Redação

Em São Paulo

11/01/2010 17h40

Está difícil emagrecer mesmo contando as calorias quando come fora de casa? O problema pode estar em um erro nas informações fornecidas pelos restaurantes.

Getty Images
Tabelas de restaurantes informam menos calorias do que o alimento realmente tem
UOL DIETA

Pesquisadores analisaram a quantidade de calorias em pratos de 29 fast foods e restaurantes nos EUA e descobriram que os alimentos têm, em média, 18% mais calorias do que o valor declarado.

O estudo, publicado no "Journal of the American Dietetic Association", também concluiu que dez tipos de comidas congeladas, compradas em supermercado, têm 8% a mais de calorias do que o previsto. Os valores excedem erros toleráveis em testes.

Alguns restaurantes tiveram itens que tinham até 200% mais calorias do que informavam e alguns acompanhamentos superaram em 245% as taxas de calorias indicadas.

Os resultados mostram que os restaurantes não declaram a quantidade de calorias certa, ainda mais quando são levados em conta os acompanhamentos que vêm gratuitamente com o alimento e não têm suas calorias adicionadas nos anúncios.

Isto impacta ainda na política de órgãos reguladores que incentivam estabelecimentos a informarem a taxa calórica dos alimentos aos clientes, para que estes tenham um consumo mais consciente.