Topo

Vinhos de boa qualidade podem ter origem em uvas com má reputação

The New York Times

11/01/2010 13h15

Cerca de uma década atrás, pesquisadores apresentaram novidades assustadoras aos amantes de um bom vinho. Algumas de suas amadas variedades de uvas, incluindo chardonnay e gamay noir, eram descendentes de um parente de terceira categoria, a gouais blanc. Na verdade, os pesquisadores mostraram que ao menos doze variedades eram resultados de cruzamentos, realizados muito tempo atrás, entre pinot noir e gouais blanc – que tinham uma reputação tão ruim que seu cultivo chegou a ser criminalizado.

As novidades acabaram de se tornar um pouco mais assustadoras. Examinando o DNA de cloroplastos nas 12 variedades, Harriet V. Hunt e Matthew C. Lawes da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e colegas, começaram a determinar qual era o progenitor paternal (fornecendo o pólen) e o maternal (fornecendo as os óvulos). Gouais blanc, segundo escrevem em Biology Letters, foi a mãe de nove das variedades: aligote, auxerrois, franc noir, melon, bachet, sacy e romorantin, além da chardonnay e da gamay noir.

Os cloroplastos são partes da célula onde ocorre a fotossíntese, e na uva de vinho, Vitis vinifera, assim como em muitas outras plantas, seu DNA é herdado da mãe. Em algumas espécies de plantas, diz-se que genes de cloroplastos determinam importantes características, como tolerância ao frio. Assim, a mal-afamada gouais blanc pode ter sido responsável por qualidades essenciais de algumas variedades de uvas.