Topo

Principal agente causador da diarreia no Brasil mudou nas últimas décadas

Do UOL Ciência e Saúde*

14/01/2010 12h50

Um estudo epidemiológico realizado durante dois anos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) com crianças de João Pessoa (PB) sugere que os agentes causadores da diarreia no Brasil estão mudando. A pesquisa mostrou que o mais prevalente dos agentes associados à doença é a bactéria Escherichia coli e não mais a Salmonella, que causava a maior parte dos casos há algumas décadas.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista Diagnostic Microbiology and Infectious Disease, foi coordenada pela professora Marina Baquerizo Martinez, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo Marina, autora principal do artigo, o estudo analisou amostras de soro extraídas de 290 crianças com diarreia e 290 crianças saudáveis (grupo de controle). A Escherichia coli foi o patógeno mais prevalente associado à diarreia aguda, correspondendo a 47,4% dos microrganismos isolados. A variedade conhecida como enteroagregativa foi a mais comum: 25%. Apenas 7,9% dos patógenos isolados eram Salmonella.

Os estudos feitos nas décadas de 1980 e 1990 sobre as causas da diarreia mostram que, até então, a Escherichia coli enteroagregativa não havia sido identificada no Brasil como agente principal.

A pesquisadora afirma que esse tipo de estudo é importante porque, em geral, quando uma criança com diarreia é atendida por um médico, o exame para identificar o agente causador da doença não faz parte da rotina.

De acordo com a professora, vários agentes emergentes têm sido identificados nos últimos anos, como o rotavírus, tanto que a vacina para esse micro-organismo passou a ser oferecida na rede pública.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia está entre as principais causas de mortalidade infantil, matando cerca de 2 milhões de crianças a cada ano em todo o mundo – especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, a doença também é uma das maiores causas de mortes de crianças.

O artigo Etiology of childhood diarrhea in the northeast of Brazil: significant emergent diarrheal pathogens, de Marina Baquerizo Martinez e outros, pode ser lido por assinantes da Diagnostic Microbiology and Infectious Disease em www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18508227.

*Com informações da Agência Fapesp