Topo

Fumar charuto e cachimbo também prejudica os pulmões, mostra estudo

Por Roni Caryn Rabin

20/02/2010 08h00

Fumantes de cachimbos e charutos podem dizer que não inalam a fumaça, mas um novo estudo sugere o contrário.

O estudo, baseado em testes de respiração em pessoas de 48 a 90 anos, descobriu que os fumantes de cachimbo e charuto apresentavam riscos mais de duas vezes maiores de apresentar funções pulmonares anormais que contribuem para doença pulmonar obstrutiva crônica, uma grande causa de morte – mesmo se abstendo de cigarros. Aqueles que também fumam cigarros apresentaram mais de três vezes o risco.

Das 3.528 pessoas estudadas, todos eles participantes de pesquisas sobre doenças cardíacas, 56 haviam fumado somente cachimbo ou charuto; 428 fumavam cachimbo ou charuto junto a cigarros; e 1.424 fumavam apenas cigarros.

Os fumantes de cachimbo e charuto também tinham níveis mais altos de cotinina, subproduto da nicotina, do que os não-fumantes, embora menos do nível comumente encontrado em fumantes de cigarros, de acordo com o estudo, publicado na edição de 15 de fevereiro dos Anais de Medicina Interna.

O principal autor do estudo, R. Graham Barr, professor assistente de medicina e epidemiologia do Centro de Medicina da Universidade Columbia, disse que outros estudos haviam relacionado charutos e cachimbos a doenças cardíacas, câncer no pulmão e tipos de câncer oral. “Acho que a afirmação de que eles não inalam é apenas um mito”, afirmou.


© 2010 New York Times News Service