Topo

Livro de ginecologista e psicanalista desvendam alma feminina

Da Redação

25/02/2010 18h25

Dificuldade de engravidar ou gravidez indesejada, dores, falta ou excesso de desejo e amor por alguém do mesmo sexo. Essas são algumas das realidades enfrentadas pelas personagens do livro “Segredos de Mulher. Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”, de autoria do ginecologista Alexandre Faisal Cury e do psicanalista Rubens Marcelo Volich (Ed. Atheneu), que chega às livrarias no Dia Internacional da Mulher (8).

A autora do prefácio é a atriz Maria Fernanda Cândido, que apresenta a obra como um trabalho que trata da “imprescindível aproximação entre médico e paciente”.

Alexandre Faisal Cury, que possui um blog sobre saúde feminina no UOL, é pesquisador científico da Universidade de São Paulo e especialista em psicossomática psicanalítica. Rubens Volich é doutor pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot e professor do curso de psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

O livro é composto por dezesseis capítulos, que começam com um breve relato da consulta. Depois, ginecologista e psicanalista discutem vivências, dúvidas, dores e prazeres na história de cada mulher. A conversa entre os autores ocorre em linguagem simples, clara e acessível.

Um glossário e sugestões de leituras específicas sobre cada tema ajudam os leitores a compreender melhor as referências médicas e psicanalíticas apresentadas no decorrer do livro.

Como os autores destacam na introdução, os profissionais de saúde são frequentemente os ouvintes de segredos silenciados por anos a fio por pacientes que, no fundo, buscam nos serviços de saúde um espaço para expor seus medos, desejos, dúvidas e inseguranças.

 

“Segredos de Mulher. Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”

Editora Atheneu

221 páginas

preço de capa: R$ 49,00

 

Lançamento do livro

Dia: 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Horário: das 19h às 21h30

Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Av. Paulista 2.073 - São Paulo - SP)