Topo

Certos sucos previnem, enquanto outros elevam risco de pedras nos rins

Anahad O'Connor

The New York Times

05/03/2010 07h00

A afirmação

Suco de fruta pode prevenir a formação de pedras nos rins.

Os fatos

Mais de um milhão de americanos sofrem com pedras nos rins todos os anos, muitas vezes sentindo dores insuportáveis.

Além de medicação para evitar a formação de pedras nos rins, os pacientes muitas vezes são orientados a estabelecer mudanças na alimentação. Uma delas é passar a tomar mais suco de frutas cítricas. O citrato presente nas frutas reduz a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum) e diminui a acidez da urina, mais ou menos como o citrato de potássio, medicação para pedras nos rins.

Porém, nem todos os sucos têm o mesmo efeito. Limonada ou suco de limão diluído são as recomendações usuais para pessoas com pedras nos rins. Entretanto, um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, em 2006, comparou a limonada com o suco de laranja em pacientes com pedras nos rins e descobriu que três copos de suco de laranja por dia – associados a outras mudanças alimentares em pacientes com pedras nos rins – fizeram um trabalho melhor ao aumentar os níveis de citrato e diminuir a acidez da urina, em comparação à limonada e à água destilada.

Há também o suco de cranberry e de maçã, que, segundo os estudos, são bons para alguns tipos de pedras e ruins para outros. Eles aumentam o risco de recorrência de pedras de cálcio, mas ajudam a prevenir um subconjunto muito menos comum de pedras nos rins chamado de brushita. Por outro lado, o suco de toranja (grapefruit) aumenta o risco em geral. Um grande estudo publicado no The Annals of Internal Medicine descobriu que um copo por dia aumenta o risco de formação de pedras nos rins em 44%.

Conclusão

Alguns sucos de frutas protegem contra as pedras nos rins; outros aumentam o risco de recorrência.

© 2010 New York Times News Service