Topo

Medicamentos usados em quimioterapia podem contaminar a água?

Por C. Clairborne Ray

New York Times News Service

26/03/2010 00h00

Pergunta: Já foi feito algum estudo sobre possíveis riscos ambientais de drogas usadas para quimioterapia depois que elas passam pelo corpo?

Resposta: Pelo menos um estudo, um artigo de opinião publicado em 2008 por cientistas britânicos, avaliou o descarte de uma droga comumente usada para o combate ao câncer, a 5-fluorouracil, e levantou questões sobre a possível contaminação do abastecimento de água.

Agentes quimioterápicos para combater o câncer podem passar inalterados pelo corpo e entrar no abastecimento de água através do sistema de esgoto. As drogas são facilmente solúveis em água.

Como muitas drogas usadas em casos de câncer, o 5-fluorouracil age matando as células que se dividem, e sua toxicidade para as células faz com que até mesmo concentrações pequenas sejam potencialmente perigosas.

O estudo, publicado no The Journal of Hydrology, focou em um projeto de tratamento de água nos rios Aire e Calders, no norte da Grã-Bretanha. Segundo o modelo estatístico do estudo, concentrações mensuráveis, de 5 a 50 nanogramas por litro de água, poderiam ser esperadas em grandes trechos de áreas de captação em baixo fluxo.

O estudo concluiu que “não está claro até que ponto as concentrações baixas previstas afetam a flora e a fauna em águas que recebem fluxo”, mas acrescentou que pode haver um efeito adicional a partir de uma mistura de drogas que matam células. O estudo também afirmou que a exposição de mulheres grávidas e seus fetos a essas drogas, através da água ingerida, deveria ser minimizada.

A tecnologia de tratamento de água traz otimismo envolvendo a eliminação desses compostos, disse o estudo, mas não há dados suficientes para garanti-lo.