Topo

Brasil apaga as luzes em ato contra o aquecimento global

Da Redação

27/03/2010 20h30

Chegou a Hora do Planeta. Residências, prédios e monumentos que aderirem ao movimento ficarão no escuro até as 21h30 deste sábado (27) como parte de uma campanha mundial contra o aquecimento. O ato teve início nas Ilhas Chatham, na Nova Zelândia, às 3h45 (horário de Brasília).

Devido à mudança de fuso horário, os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Paulo e São Pedro, além das Ilhas Martim Vaz e Trindade apagaram suas luzes às 19h30 (horário de Brasília). Os Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima participam logo mais, às 20h30 locais (ou 21h30 de Brasília).

O "apagão" envolveu mais de 800 cartões-postais no Brasil e no exterior, como a Torre Eiffel, em Paris, o Portão de Brandenburgo, em Berlim, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, e o Palácio de Cristal, entre outros.

A campanha, liderada pela Rede WWF (Worldwide Fund for Nature), conta com o apoio de 64 cidades brasileiras - das quais 15 são capitais - em 19 Estados de norte a sul do país, além de mais de 1.500 empresas e 249 organizações.

A Hora do Planeta foi realizada pela primeira vez em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas: milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.

UOL na Hora do Planeta

O UOL - Universo Online também abraçou a causa e promoveu uma ação editorial para estimular o engajamento dos internautas. Um contador no topo das estações do portal exibiu a contagem regressiva para a Hora do Planeta de acordo com o horário de Brasília. Às 20h30 (horário de Brasília), o cronômetro passou a indicar quanto tempo resta para o final da campanha.

Causas

No Brasil, a WWF-Brasil escolheu como temas da Hora do Planeta o combate ao desmatamento, a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como as matas ciliares e as nascentes, e a obrigatoriedade do cumprimento das metas de redução de desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa assumidas na Conferência de Copenhague em 2009 (COP-15 da UNFCCC).

O país é considerado o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A maior parte da emissão (75%) é proveniente de queimadas e desmatamento.

Embora defenda a economia de energia e a maior eficiência na sua produção, transporte e consumo, o WWF-Brasil esclarece que a Hora do Planeta é apenas um gesto simbólico. "Como acontece por apenas uma hora, não há qualquer impacto previsto sobre a economia", afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O site oficial da campanha é www.horadoplaneta.org.br.