Topo

Brasil participa de "apagão" contra o aquecimento global esta noite

Da Redação

27/03/2010 06h00

Acontece neste sábado (27), às 20h30, a quarta edição da Hora do Planeta, campanha global que convida governos, empresas e cidadãos a aparem as luzes por 60 minutos, para mostrar a preocupação com o aquecimento global.

Em São Paulo, estão confirmados  "apagões" na Ponte Octavio Frias de Oliveira, no Monumento às Bandeiras, no Obelisco e no Viaduto do Chá. Um evento aberto ao público será celebrado a partir das 19h30 no Parque do Povo.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor permanecerá às escuras e a prefeitura organiza atividades como uma vigília à luz de velas na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Em Brasília, o Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal - também apagará suas luzes.

O ato simbólico acontece no horário local de cada país. Por causa das variações de fuso horário, o "apagão" teve início no horário equivalente às 3h45 de Brasília, quando o relógio marcava 20h30 nas Ilhas Chatham, na Nova Zelândia.

Logo em seguida, Sidney vai apagar das luzes da Ópera. Depois, será a vez das Pirâmides do Egito, a Fontana de Trevi, na Itália, e a Torre Eiffel de Paris. Outras centenas de monumentos participam da ação, como ocorreu em anos anteriores.

A campanha, liderada pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature), foi realizada pela primeira vez em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas: milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.

Contagem regressiva

O UOL - Universo Online também abraçou a causa e promove uma ação editorial para estimular o engajamento dos internautas.

A Home Page do UOL e diversas estações de conteúdo exibem um cronômetro regressivo para a Hora do Planeta de acordo com o horário de Brasília. Quando chegar o momento, o internauta será convidado a apagar as luzes e aderir ao movimento.

A Hora do Planeta acontece às 20h30, independentemente do local onde está o internauta. Para quem mora no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima , o cronômetro está uma hora adiantado. Já para quem está em Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, assim como para as Ilhas Martin Vaz e Trindade, o contador está uma hora atrasado.

Causas

No Brasil, a WWF escolheu como temas da Hora do Planeta o combate ao desmatamento, a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como as matas ciliares e as nascentes, e a obrigatoriedade do cumprimento das metas de redução de desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa assumidas na Conferência de Copenhague em 2009 (COP-15 da UNFCCC).

O país é considerado o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A maior parte da emissão (75%) é proveniente do desmatamento.

Embora defenda a economia de energia e a maior eficiência na sua produção, transporte e consumo, o WWF-Brasil esclarece que a Hora do Planeta é apenas um gesto simbólico. "Como acontece por apenas uma hora, não há qualquer impacto previsto sobre a economia", afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O site oficial da campanha para obter mais informações e se cadastrar é www.horadoplaneta.org.br.