Topo

EUA tem queda recorde nos índices de tuberculose

Por Roni Caryn Rabin

The New York Times

12/04/2010 19h43

Os índices de tuberculose nos Estados Unidos caíram mais de 10% no último ano, em comparação a 2008 – a diminuição mais acentuada jamais registrada num único ano, segundo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

O índice de 2009 era de 3,8 casos para cada 100 mil pessoas, contra 4,2 no ano anterior, segundo resultados do Sistema Nacional de Vigilância da Tuberculose, relatados na edição de 19 de março do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do centro. O declínio foi reportado entre pessoas nascidas tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.

Os motivos para o declínio não ficaram totalmente claros. Autoridades federais de saúde não excluíram a possibilidade de que alguns casos não tenham sido contados ou talvez nem tenham sido diagnosticados, pois os pacientes não têm acesso a assistência médica.

Carla Winston, epidemiologista sênior do centro e principal autora do relatório, disse que esforços de saúde pública para identificar surtos de tuberculose precocemente e interromper a transmissão em comunidades afetadas podem ter contribuído para o declínio, além de mudanças demográficas e exames mais agressivos de candidates a imigrantes.

Mas a contagem dos casos ainda precisa ser verificada, disse ela, acrescentando: “Muitos fatores podem afetar a contagem dos casos de tuberculose pelos estados”.

© 2010 New York Times News Service