Topo

Metade dos brasileiros nunca ouviu falar sobre linfoma, 5º câncer mais comum

Da Redação

12/04/2010 16h41

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha revela que cerca de metade da população brasileira ainda não ouviu falar do quinto tipo de câncer mais frequente no mundo, o linfoma. Quando perguntados se já ouviram falar sobre a doença, somente 49% afirmaram que sim.

A mesma pesquisa havia sido realizada em 2008 e mostrava que 66% da população nunca tinha ouvido falar de linfoma. Isso mostra um aumento de 15% no número de pessoas que agora já conhecem a doença. Além disso, aumentou também o conhecimento da população sobre os sintomas da doença. Em 2008, 89% das pessoas que sabiam o que era linfoma, não conheciam os sintomas, e na pesquisa atual esse percentual baixou para 71%.

Um dos motivos apontados por especialistas para o conhecimento ter aumentado foi o fato de a ministra da Casa Civil Dilma Roussef, atual candidata à presidência, ter sido diagnosticada com a doença.

A pesquisa foi realizada em agosto, de forma quantitativa, com abordagem telefônica e mediante aplicação de questionário estruturado. O universo pesquisado foi de homens e mulheres entre 35 e 65 anos. A abrangência foi nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Belém e contemplou 907 entrevistas.

Assim como em 2008, 66% dos entrevistados declararam nas entrevistas que a leucemia é um câncer mais frequente do que os linfomas, o que traduz uma percepção equivocada. Dados de 2004 do Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que mais de 3.000 brasileiros morrem por causa da doença a cada ano, o que significa uma média de oito mortes por dia.

Apesar do aumento no conhecimento sobre a doença, o público ainda sente falta de informações gerais sobre linfoma. Em 2008, 27% das pessoas queriam saber mais sobre a doença, enquanto que na pesquisa atual esse número sobe para 32%. A maioria (23%) quer saber qual é a causa e como se desenvolve, enquanto 21% querem saber mais sobre os sintomas da doença.

Sobre a doença

O linfoma é um tipo de câncer que se desenvolve principalmente nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, responsável pela defesa natural do organismo.

Tradicionalmente existem dois tipos de linfomas: linfomas de Hodgkin e linfomas não-Hodgkin, que correspondem respectivamente a 20% e 80% de todos os casos diagnosticados no Brasil e no mundo.

O sintoma inicial mais comum dos linfomas é um aumento indolor dos linfonodos, principalmente no pescoço, mediastino (região localizada entre os pulmões e o coração), axilas, abdômen ou virilha. Outros sintomas podem incluir febre, suor, principalmente à noite, perda de peso e coceira.

Atualmente o tratamento que oferece a maior chance de cura para os pacientes com linfoma é a combinação de quimioterapia associada a anticorpos monoclonais.