Topo

Rio de Janeiro sedia fórum sobre saúde da mulher nesta sexta

Da Redação

15/04/2010 00h31

Na sexta (16), o Rio de Janeiro vai sediar o Fórum Saúde da Mulher no Século 21 – Avanços e Desafios. Entre os principais assuntos debatidos pelos especialistas estão números e informações sobre câncer de mama e de colo uterino, além de doenças sexualmente transmissíveis e Aids na população feminina.

Segundo o Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), quase metade da população feminina (45,5%) nunca foi submetida à mamografia, principal exame na detecção do câncer de mama. Mas há números que indicam que a população feminina está se cuidando mais a cada dia. Em 2003, 79% das mulheres foram submetidas ao exame de prevenção ao câncer do colo do útero, em 2008 esse número cresceu para 84,5%, o que representa um total de 49 milhões de mulheres.

Outros temas que merecem destaque são o aumento do número de casos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV na população feminina. Durante a última década, houve um crescimento de 44% nos casos de HIV em mulheres no período de 1996 a 2005. Além desses assuntos, as políticas de atenção à saúde da mulher e os direitos à saúde da Mulher também estão incluídos no programa do fórum, que está sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Ação Responsável.

Durante o evento, uma das maiores especialistas sobre câncer de colo do útero, a diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer Luisa Lina Villa, será homenageada com o Prêmio Destaque em Saúde Ação Responsável.

O fórum ainda contará com a presença de autoridades como José Luiz Telles, coordenador de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, e Ana Ramalho, coordenadora do Programa Viva Mulher, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Fórum Saúde da Mulher no Século 21 - Avanços e desafios

Local: auditório do BNDES (Av. Chile, 100 - Centro - Rio de Janeiro)

Horário: 10h às 18h

evento gratuito