Topo

Sistema com planetas que orbitam fora do eixo desafia astrônomos

Concepção artística mostra que os planetas "c" (em azul) e "d" (em vermelho), em torno da estrela Upsilon Andrômeda, orbitam em planos diferentes - Nasa/ESA
Concepção artística mostra que os planetas "c" (em azul) e "d" (em vermelho), em torno da estrela Upsilon Andrômeda, orbitam em planos diferentes Imagem: Nasa/ESA

Da Redação

24/05/2010 19h38

Astrônomos descobriram um sistema planetário que derruba a teoria, aceita até hoje, de que todos os planetas orbitam sua estrela-mãe em um mesmo plano, como ocorre no nosso Sistema Solar.

A descoberta, apresentada nesta segunda-feira (24) no 216º encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Miami, terá impacto nas teorias sobre a formação dos sistemas e indica que eventos podem alterar a órbita dos planetas.

O achado foi feito a partir de dados dos telescópios espaciais Hubble e Hobby-Eberly, além de outros situados na Terra.

Há mais de uma década, os astrônomos sabiam da existência de três planetas com tamanho similar ao de Júpiter na órbita da estrela branco-amarelada Upsilon Andrômeda, parecida com o nosso Sol, há 44 anos-luz de distância.

A equipe descobriu que as órbitas de dois dos planetas do sistema, o "c" (em azul, na imagem acima) e o "d" (em vermelho), estão a 30 graus de inclinação uma em relação à outra. Essa inclinação poderia ter sido causada por diferentes eventos, como a ejeção de um planeta ou o rompimento de uma eventual companheira da estrela-mãe.

Estudo sobre o assunto será publicado por uma equipe liderada por Barbara McArthur, da Universidade do Texas, e Rory Barnes, da Universidade de Washington, na edição do dia 1º do "Astrophysical Journal".