Topo

Atingindo uma meta na pressão alta

Por Roni Caryn Rabin

New York Times News Service

04/06/2010 19h07

Metade de todos os americanos com pressão alta tem a condição sob controle, segundo um novo estudo, atingindo um dos objetivos nacionais de melhorar a saúde americana definido pela iniciativa governamental Healthy People 2010.

O feito representa progressos estáveis e significativos desde 1999-2000, quando apenas um quarto dos hipertensos tinha sua situação sob controle, e ainda mais progressos desde 2003-4, quando um terço tinha controle de sua pressão arterial.

“Na época em que a meta foi definida, ela foi vista como extremamente ambiciosa – a maioria dos especialistas não via esse nível de progresso sendo realizado”, disse o Dr. Brent M. Egan, professor de medicina e farmacologia da Medical University of South Carolina, em Charleston, e principal autor do estudo publicado na edição de 26 de maio do “Journal of the American Medical Association”.

“Médicos em comunidades de todo o país estão fazendo um ótimo trabalho, e a conscientização tem melhorado”, afirmou Egan.

Ao mesmo tempo, segundo ele, a prevalência geral da hipertensão não reduziu; quase 3 em cada 10 americanos adultos têm pressão alta – e o melhor controle é, principalmente, resultado do uso aprimorado de medicamentos, e não de mudanças no estilo de vida.