Topo

Para vista cansada, é melhor usar óculos ou exercitar um pouco a visão?

Por C. Clairborne Ray

The

15/06/2010 20h11

Tenho 51 anos e notei recentemente que tenho cada vez mais dificuldade de ler o jornal. Para evitar a necessidade de usar óculos de leitura, devo exercitar os olhos todos os dias lendo o jornal sem óculos, ou essa leitura pode piorar o problema?

O consenso entre especialistas da visão é que nenhuma dessas ações fará diferença no longo prazo, mas alguns sugerem que exercícios podem ajudar até certo ponto, não evitando a necessidade eventual de correção.

Sua dificuldade em ler muito provavelmente se trata de presbiopia relacionada à idade, causada por uma perda progressiva de flexibilidade nas lentes, dificultando a mudança da forma para focar claramente em objetos em diferentes distâncias, um processo chamado de acomodação. A dificuldade é mais notável quando se tenta ler letrinhas pequenas como no jornal.

“Você precisa usar seu sistema de acomodação para mantê-lo flexível, e pode facilitar isso ao usar lentes no grau exato necessário”, aconselha o guia de saúde da família da Faculdade de Medicina de Harvard. “Além disso, não tenha pressa para começar a usar óculos de leitura. Mas usar lentes mais fracas do que o necessário não vai ajudar, especialmente quando chega a presbiopia”.

Lentes com a receita certa tornam mais fácil a leitura e aliviam a tensão nos olhos sem acelerar o progresso da presbiopia.

Tentar ler quando se tem presbiopia pode resultar em fadiga e sonolência. Por isso, faça pausas durante leituras próximas e foque em objetos em distâncias diferentes.

© 2010 New York Times News Service