Topo

Tubarão usa olfato para ir alcançar a presa

Por Sindya N. Bhanoo

The New York Times

15/06/2010 20h29

Tubarões caçam pelo cheiro, usando o olfato para direcioná-los até presas distraídas.

Um novo estudo diz que eles fazem isso distinguindo qual narina foi atingida pelo perfume de alimento em primeiro lugar, e nadando naquela direção.

A diferença no tempo entre o cheiro atingir uma narina e a outra pode ser de um décimo de segundo, de acordo com o estudo, publicado online na semana passada pelo jornal “Current Biology”.

Antes, pensava-se que os tubarões comparavam as concentrações de odores entrando em cada narina, e usavam isso como ferramenta de navegação.

Mas o cálculo de tempo é uma ferramenta mais eficiente, pois os odores podem viajar pela água em padrões aleatórios e caóticos, afirmou Jayne Gardiner, principal autora do estudo e bióloga da Universidade do Sul da Flórida.

“Se um animal está tentando usar a concentração, isso pode ser bastante ilusório”, disse ela. “O tempo é uma dica melhor, pois permite que eles se orientem na direção correta”.

Os pesquisadores prenderam às cabeças dos tubarões dispositivos com tubos levando às narinas, e bombearam o perfume de lulas – um alimento muito apreciado pelos tubarões.

Eles usaram tubarões chamados nos Estados Unidos de “dogfish”, uma espécie encontrada perto do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, em Massachusetts, onde Jelle Atema, a segunda autora do estudo, montava base.

O trabalho foi parte de um projeto maior, fundado pela Fundação Nacional de Ciência para avaliar como os tubarões usam todos os seus sentidos para localizar, emboscar e capturar alimento.

© 2010 New York Times News Service