Topo

Por que alguns esquilos só possuem um pedacinho da cauda?

Por C. Clairborne Ray

The New York Times

09/07/2010 20h02

Três esquilos no nosso jardim têm apenas pedacinhos de cauda, cada um de um tamanho diferente. O que pode ter acontecido? Isso afeta a saúde e a longevidade deles?

A cauda de um esquilo comum cinza, o Sciuris carolensis, é um suplemento valioso, porém vulnerável – e não é essencial para a sobrevivência do animal, para sorte do esquilo.

A primeira parte do nome latino da espécie pode ser traduzida por algo como “sombra de cauda”, e a cauda longa, padrão, pode ser tão longa quanto a cabeça e o corpo juntos, oferecendo sombra e calor. Ela também pode ser descrita como uma sinalização e um escudo de proteção nas brigas.

No entanto, a função mais importante é provavelmente servir como um dispositivo de equilíbrio em acrobacias nas árvores. Por isso, as caudas são geralmente mais curtas em esquilos que ficam no chão e mais longas em esquilos que voam, de acordo com um estudo publicado em 2008 no “The Journal of Mammalogy”.

Os esquilos enfrentam muitos predadores na selva e no jardim, incluindo cobra, falcão, coruja, gambá e guaxinim, assim como gatos, cachorros e humanos. Parte da cauda às vezes é perdida para um predador, mas a fina cobertura da pele e do músculo pode ser removida sem resultados fatais, e uma cauda que se solta pode permitir que o esquilo escape. O osso exposto acaba caindo e o local cicatriza. Os esquilos também podem perder parte da cauda para obstáculos como rachaduras das árvores e cercas.