Topo

Frio aumenta sensibilidade de pessoas em tratamento contra o câncer

Da Redação

19/07/2010 10h32

Com a chegada do inverno, as pessoas que estão em tratamento contra o câncer precisam ter atenção e alguns cuidados especiais. É o que alerta o Instituto do Câncer do Estado de São paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Alguns sintomas, como sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas extremidades corporais (mãos e pés), surgem como efeitos colaterais de alguns quimioterápicos, principalmente os utilizados para tratamento de tumores no cólon, reto e estômago. É importante lembrar que, de maneira geral, pacientes com câncer devem ter atenção especial com a saúde nos períodos de inverno, uma vez que as medicações utilizadas no combate à doença também provocam queda na imunidade.

Alguns cuidados simples, como manter as mãos e pés aquecidos, evitar a ingestão de líquidos gelados e o contato com objetos frios, ajudam a minimizar o desconforto. No mundo todo, centros especializados em oncologia pesquisam novos fármacos para prevenção e tratamento destes efeitos colaterais.

Segundo o oncologista clínico do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (Icesp) Daniel Saragioto, apesar de bastante comuns, essas alterações são reversíveis: assim que o tratamento termina, os pacientes recuperam a sensibilidade.