Topo

Empresa promete rastrear lixo espacial com ajuda de laser

Ilustração indica quantidade de lixo espacial na órbita terrestre; veja no álbum do mês - AFP/Electro Optic Systems
Ilustração indica quantidade de lixo espacial na órbita terrestre; veja no álbum do mês Imagem: AFP/Electro Optic Systems

Da Redação*

20/07/2010 17h04

Uma empresa australiana anunciou nesta terça-feira (20) ter desenvolvido um sistema de rastreamento por laser para evitar colisões de lixo espacial com espaçonaves e satélites que estão na órbita da Terra.

A companhia Electric Optic Systems afirma que o laser é capaz de localizar destroços de apenas 10 centímetros de diâmetro. Segundo o CEO da empresa, Craig Smith, a precisão é tamanha que é possível prever se os objetos vão se colidir com outros, ou não.

Smith diz que a tecnologia é baseada em um avançado sistema de radares, que pode detectar objetos minúsculos deixados por foguetes e satélites no espaço. Embora pequenos, eles podem causar estragos porque se movimentam em altas velocidades.

Estima-se que há cerca de 200 mil objetos com menos de um centímetro flutuando na órbita da Terra, com outros 500 mil de um centímetro ou mais. O problema é que eles viajam a cerca de 30 mil quilômetros por hora, segundo Smith, o que pode ser devastador para um satélite.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa com US$ 3,5 milhões (R$ 6,27 milhões) fornecidos pelo governo australiano.

* Com informações da France Press